O mês de agosto, marcado nacionalmente pela campanha Agosto Lilás — voltada à conscientização sobre os direitos e a valorização das mulheres — ganha em Foz do Iguaçu um significado ainda mais concreto. Em uma cidade onde o turismo e a hospitalidade não conhecem pausa, uma conquista histórica foi assegurada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu (STTHFI): a partir de 1º de outubro de 2026, todas as trabalhadoras da categoria terão garantido o direito a dois domingos de descanso remunerado por mês.
Mais do que uma simples escala de trabalho, a medida representa dignidade, saúde mental e convivência familiar. Em setores como hotelaria, gastronomia e atrativos turísticos, a rotina intensa nos finais de semana recai de forma desproporcional sobre as mulheres, que muitas vezes acumulam dupla jornada entre o emprego e os cuidados com a casa e os filhos. O repouso quinzenal aos domingos, além de cumprir o que já prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (Art. 386 da CLT), reafirma o respeito ao bem-estar e fortalece os vínculos familiares.
A conquista é fruto da atuação firme do STTHFI nas negociações coletivas, demonstrando que o fortalecimento da atividade turística na região da Tríplice Fronteira deve caminhar lado a lado com a valorização de quem sustenta o setor diariamente. “No Agosto Lilás, reafirmamos que combater as desigualdades e garantir tempo de descanso, convivência e lazer para as mulheres também é uma forma de combater a violência e promover a autonomia social da trabalhadora”, destacou o presidente Vilson Martins.
O sindicato celebra este avanço como um passo significativo na construção de um ambiente de trabalho mais humano, justo e equilibrado, reforçando seu compromisso com toda a categoria. Para as mulheres de Foz do Iguaçu e região, o direito conquistado simboliza não apenas folga, mas também reconhecimento, respeito e qualidade de vida.
********





