Moacyr Auersvald, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), E vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) esteve há alguns dias com José Ademir Petri, presidente do Sindehotéis de Curitiba. Lá ele se inteirou da denúncia de interferência de outras entidades no trabalho do Sindehotéis, que foi formulada neste site, e também conversaram sobre a gestão exitosa do Sindicato, na Capital do Paraná.
Petri comentou sobre atividades do Sindehotéis, como a filiação de sindicalistas, o aumento do número de integrantes e a negociação de acordos coletivos. Hoje já são mais de 450 acordos coletivos com empresas do setor, beneficiando cerca de 9.500 trabalhadores e familiares.
Petri também discorreu sobre o trabalho de aproximação e qualificação profissional, considerando como os principais atos da sua gestão. “Ao realizar as assembleias nas empresas para discutir os acordos coletivos e ouvir as demandas dos funcionários, fortalecemos a relação entre o sindicato e os trabalhadores. Isso tem sido muito importante para reduzir qualquer mal-estar entre nós e garantir avanços para a categoria”, disse ele.
O Sindehotéis não se preocupa apenas com questões salariais. “Temos vários benefícios assistenciais aos associados, como assistência jurídica, assistência médica gratuita, seguro de vida, acesso a um parque aquático e papelarias com preços de custo. Esses benefícios têm contribuído para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e fortalecer a atuação do sindicato.”
Moacyr Auersvald definiu como exemplo no meio sindical a gestão de Petri: “Parabéns pelo seu trabalho, pela diretoria, pela liderança e gestão. Sempre digo a todos que tenho orgulho do meu sindicato. Sua atuação em defesa dos trabalhadores em turismo e hospitalidade é um exemplo para todo movimento sindical”. Moacyr conhece os primórdios do Sindehotéis de Curitiba, pois nele atuou desde a fundação e liderou a entidade durante alguns anos.
Fonte: Ascom Nova Central por Leidi Silveira