A primeira edição do Café com Parlamentares, em Brasília (DF) reuniu mulheres negras de diversas gerações, organizações e movimentos, além de parlamentares comprometidas com a justiça racial, a democracia e a participação política das mulheres negras.
Durante o Café, a participantes ouviram Benedita da Silva, parte fundamental no processo de construção da democracia brasileira e verdadeira inspiração para todas elas, mulheres que lutam por Reparação e Bem Viver. Célia Xakriabá, Simone Nascimento, Dandara Tonantzin, Lídice da Mata, Jô Cavalcanti e Daiana Santos também fortaleceram esta confluência, destacando a importância da representação feminista, negra e indígena em espaços de decisão.
Formalizou-se um agradecimento a todas as participantes e também se destacou a importância das organizações e suas representantes, todas empenhadas em fortalecer nossa Marcha. Estiveram presentes A Ponte, Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco, MCTI – Chefia da Assessoria de Participação Social e Diversidades (ASPAD), Ministério do Meio Ambiente, MINC – Chefia da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura, MIR – Diretoria de Políticas Afirmativas, Mulheres Negras Decidem, Odara – Instituto da Mulher Negra, A Tenda das Candidatas, Instituto Update e VoteLGBT.
Todas lutam pela Marcha por Reparação e Bem Viver!
Os Cafés são uma iniciativa da Marcha das Mulheres Negras voltada para a criação de espaços de diálogo e articulação com setores estratégicos, pensando em fortalecer o processo de mobilização nacional. Nos primeiros encontros, o Café com Jornalistas reuniu comunicadoras e jornalistas negras para pensar estratégias de visibilidade para a Marcha.
Fonte: Ascom Marcha e foto de Yze Alves