Filiado a:

UITA realiza evento e mostra-se preocupada com o Turismo

A União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA promoveu nesta terça-feira, de 5/11, um encontro híbrido, com a participação de sindicalistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Europa (Espanha e Itália).

O propósito é preparar a participação de todos para a Cúpula do Clima – COP 30, que acontece no Brasil, ano que vem.

O Movimento Sindical latino-americano e europeu quer atualizar seus problemas para uma ação organizada e qualificada.

O encontro foi mais uma troca de informações, principalmente abordando temas da agroecologia e as recentes catástrofes que foram impostas pelas questões climáticas no Rio Grande do Sul e na Espanha.

Durante a oficina de estudos, representantes de várias regiões foram convidados a expor seus problemas e a atualizar os efeitos que as queimadas, enchentes e a liberação de agrotóxicos estão influenciando a vida do trabalhador, inclusive no setor de turismo.

O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, foi um dos convidados a expor as questões, quando se manifestou preocupado com as repetidas ocorrências anuais dos mesmos fenômenos, sem o devido combate pelas autoridades.

Wilson citou que o Rio Grande do Sul, por exemplo, teve gigantescos problemas para o setor de turismo, notadamente os ramos de restaurantes e hotelaria. “Muitos hotéis e restaurantes chegaram a fechar com os grandes prejuízos que sofreram.” Fez questão de expor a solidariedade de Contratuh para com todos, lamentando as ocorrências europeias e colocar a Confederação à disposição como coirmã neste momento de dificuldades.

A UITA já sinalizou que pretende realizar outros encontros para tratar dos temas, com várias outras atividades, inclusive com cursos de 2 a 3 horas para a formação de todos, em meio ambiente e questões climáticas.

A sugestão também é para que possam ser feitos eventos presenciais, um no Mercosul e outro entre a Itália e a Espanha, para que haja debates e exposição de propostas a serem levadas a COP-30.

………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.