O presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, e o diretor José Benedito Castelhano Fonseca promoveram na quarta-feira, (30/10) uma Assembleia Geral de trabalhadores, para discutir e aprovar o acordo coletivo de distribuição de gorjetas no Restaurante Taipan.
Ao fim do encontro todos puderam comemora a aprovação unânime, de um acordo, demonstrando o compromisso de todos com uma distribuição justa e equitativa das gorjetas, o que só valoriza o esforço e a dedicação de cada trabalhador. “Esse resultado mostra a união de todos e nosso compromisso em garantir uma divisão justa das gorjetas”, ressaltou Luiz Henrique.
O diretor José Benedito destacou a importância do diálogo entre os trabalhadores e o Sindicato, avaliando que essas discussões têm contribuído para solucionar demandas sindicais e fortalecer a categoria.
Por força de lei, sabe-se que a distribuição de gorjetas deve ser feita de forma justa e proporcional entre os funcionários dos estabelecimentos. A lei estabelece que as gorjetas devem ser distribuídas integralmente para os funcionários.
A gorjeta é qualquer valor pago além do total da conta, seja espontaneamente pelo cliente ou incluído como adicional. Ela é direcionada aos funcionários que participam do atendimento ao cliente.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estipula procedimentos específicos para a gestão e repasse de gorjetas aos funcionários. Além disso, é determinado que empresas do SIMPLES Nacional só podem utilizar 20% do total das gorjetas para cobrir custos de encargos sociais. Os outros 80% devem ser direcionados aos funcionários.
………