Está em andamento em Palmas, Tocantins, o Projeto Qualifica Trabalhador 2025, uma iniciativa voltada à formação e valorização de profissionais da área de asseio e conservação. Realizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão-de-Obra do Estado do Tocantins (SEAC TO) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação Ambiental e Pública do Estado do Tocantins (SINTECAP), o projeto conta com a parceria do Instituto Amparo Social e execução da Cantão Educação.
A abertura oficial ocorreu na segunda-feira, 1º de setembro, no auditório da Fecomércio, com entrada gratuita e vagas limitadas. A programação incluiu duas palestras de destaque: “Destravando sua produtividade com Inteligência Artificial”, apresentada por Vagner Cassol, e “Como ter uma mentalidade de crescimento”, com Cristina Prestes.
Capacitação em foco
O projeto oferece oito cursos híbridos — com atividades online e presenciais — totalizando 481 horas de formação e 16 certificados. A expectativa é atender cerca de mil profissionais do setor, que terão acesso à plataforma de estudos por seis meses, além de participarem de palestras presenciais complementares.
Uma das palestras confirmadas é com Liliane Borges, que abordará o tema “Atendimento ao Público” no dia 6 de setembro, às 10h, no Auditório Cantão Educação, localizado na Q. 104 Sul, Rua SE 3, Lote 06, Salas 09 e 10 do Edifício Copas Verdes.
Objetivo do projeto
O Qualifica Trabalhador 2025, segundo, Flávio Dias, da Cantão Educação, faz parte do Método Educa + Híbrido que tem como missão impulsionar a educação profissional, promover inclusão e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para trabalhadores de empresas terceirizadas de Asseio e Conservação e Facilites. A proposta é unir conhecimento técnico, desenvolvimento pessoal e valorização da categoria.
……….