Desabafo de quem atua voluntariamente no combate ao CA de mama e participa do dia a dia de pacientes.
Você, dono de empresa, executivo, gestor de área, profissional de RH. Esta mensagem é pra você!!
Só este ano, no Brasil, *73 mil mulheres* devem receber o diagnóstico da doença. No nosso país, *53 mulheres MORREM por dia* em decorrência do CA de mama. No mundo, uma mulher morre A CADA MINUTO!
Outubro Rosa não é para se tirar proveito e nem uma época pra você fazer desconto nos produtos, criar embalagens, drinks, pratos cor de rosa ou vestir a equipe de cor de rosa, pendurar balões e enfeitar os corredores da empresa e achar que aderiu à campanha.
Claro que isso é bom! Sim, é bom! mas é bom se você, ao longo do ano, fizer algo por seus funcionários ou pela comunidade, no que se refere ao combate e ao rastreio do câncer de mama.
Como? Por exemplo, você libera suas funcionárias para fazer consulta e mamografia sem que isso seja um problema? De alguma maneira, sua empresa estimula a atividade física? seja um convênio com uma academia próxima ou um espaço dentro da empresa? Você leva mensagens de conscientização ao longo do ano? Lembra suas funcionárias de que elas precisam cuidar do que comem, do que bebem e de fazer consultas e exames regulares?
Promove oficinas com nutricionistas? ou até aulas online? Afinal, o quê a sua empresa faz para diminuir o risco do câncer de mama no seu local de trabalho?
E quando este diagnóstico chega a uma colaboradora, você acolhe e apoia esta funcionária ou a trata como um peso, afinal, ela vai precisar se ausentar durante o tratamento para ir ao médico, para as infusões, cirurgia, radioterapia… Muitas vezes precisa até de afastamento. Ou sua empresa está na estatística daquelas que demitem. Ano passado, uma pesquisa da Femama e Folha, constatou que 40% das entrevistadas haviam sido demitida durante o tratamento.
Caso você crie um produto rosa, para o outubro? você doa a venda para alguma instituição que atenda pacientes gratuitamente? podem ser hospitais, associações, casas de apoio…
Ah, doar 10% não é doar… ok? Se você criar um produto pra esta causa, desconte o custo e doe valor líquido do lucro que arrecadar com ele. Mas, pague a comissão para seus funcionários, porque eles estão trabalhando e, em geral, não foi escolha deles criar aquele produto.
Gente, o câncer de mama é o mais prevalente entre mulheres no mundo. Não é festa, não é comércio e muito menos é apenas estratégia para melhorar a imagem do seu negócio. Estamos falando de vidas, estamos falando de um tratamento que causa sofrimento, estamos falando de famílias que temem perder suas mães ou filhas!
Sendo assim, se você chegou até aqui, ajude a ampliar esta mensagem. É um apelo para a consciência de cada um dos leitores! É importante para que esta campanha, que mais alcance tem na área da saúde, não caia em descredito, não passe a ser só mais uma data!
* Vanusa Vicelli é mentora e consultora de comunicação, treinamentos, apresentação de podcast e vídeos institucionais, ativista no combate e detecção precoce do câncer de mama.
********