Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que se difunde no mês de novembro de cada ano. Esta ação começou na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil em 2011. Seu objetivo é sensibilizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde.
É preciso informar sobre os riscos e sintomas do câncer de próstata. E orientar para a prevenção, incentivando exames de observação, como o PSA e o toque retal, para detecção precoce. Entre as missões da campanha está a desmistificação do procedimento, promovendo a aceitação e a realização dos exames de toque retal, que são cruciais para a constatação precoce.
É preciso também reforçar a importância de um estilo de vida saudável, incluindo alimentação equilibrada, atividade física e abusos habituais como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.
Todos os especialistas aconselham a consulta regular ao médico para exames de PSA e toque retal, especialmente para os homens com mais de 50 anos ou que tenham histórico de risco, na família.
Tenha uma vida saudável. Faça sempre uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas regularmente e evite hábitos prejudiciais.
É fundamental ser proativo e não hesitar procurar atendimento médico ao notar qualquer sintoma incomum ou mudança na saúde.
A Confederação Nacional do Turismo e Hospitalidade já está agendando uma campanha junto aos seus filiados, aproveitando o mês de novembro para difundir os modos de conscientização, que podem ser valiosos no suporte e prevenção do câncer de próstata.
O presidente da Contratuh, Wilson Pereira e seus pares de diretoria estão traçando um programa que será, a exemplo do Outubro Rosa, muito bem difundido na categoria, proporcionando a oportunidade cuidados especiais para a saúde do trabalhador.
………..