O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, e o assessor jurídico, Cristiano Meira, estiveram de modo virtual no 2° Evento de Saúde e Segurança no Trabalho da NCST Santa Catarina. Eles tentaram ir pessoalmente, mas as condições climáticas e o fechamento do aeroporto de Florianópolis impediram.
“Não conseguimos participar de forma presencial, mas estamos juntos do mesmo jeito. Agradeço muito ao presidente da NCST-SC, Izaias Otaviano, por ceder esse espaço para falarmos da proposta de reforma sindical criada pelo Fórum das Centrais. A Nova Central é contra! Por isso estamos percorrendo as regiões do Brasil para esclarecer os pontos nefastos e conscientizar os dirigentes sindicais da importância da criação de um projeto justo para todos do sistema sindical”, disse Moacyr.
Izaias Otaviano agradeceu o empenho do presidente Moacyr e do advogado Cristiano: “O mau tempo só impediu a presença física deles aqui, mas participaram virtualmente do nosso evento e fizemos um importante debate sobre a reforma sindical. Agradeço muito, em nome dos 127 sindicatos filiados à NCST-SC, pelos esclarecimentos, pela clareza, nas informações. Todos saíram felizes com as falas do nosso presidente nacional e do advogado Cristiano. Segundo os dirigentes sindicais, as falas foram brilhantes, esclarecedoras dos pontos pendentes. E nesse momento a união vai fazer a força. Por isso, mais uma vez, agradeço aos dois por disponibilizarem esse tempo para conversar com os sindicatos de base que sustentam a pirâmide”.
Participação maciça
O evento que aconteceu até o meio-dia de sexta-feira, 14, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), em São José -SC, reuniu mais de 65 entidades, e contou com a participação do superintendente do Ministério do Trabalho de SC, Paulo Eccel, o presidente da FETIGESC, Moacir Effting, a secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da NCS-TSC, Márcia Regert, o secretário geral da Fetiesc, Edvaldo Pedro Antônio, o presidente da Fetaesc, Walter Dresch, o presidente da Fitiec, Genoir dos Santos, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Papel de Rio Negrinho, Cintia Ronska, e o presidente da FETRAMESC, Orlando Soares Filho.
Fonte: Ascom NCST