Filiado a:

Moacyr toma posse no CDES

O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Moacyr Auersvald, toma posse hoje (3) como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), um colegiado de representantes da sociedade civil, de apoio ao governo, na criação de ideias. A finalidade do CDES é o aconselhamento direto ao presidente da República, por meio de recomendações que podem ser transformadas em novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento das já existentes.

O CDES difere dos demais conselhos de governo porque assessora o presidente em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal. Com uma grande diversidade na composição dos seus membros, o Conselho proporciona um amplo diálogo, transformando suas resoluções em amplos pontos de vista das áreas produtivas e econômicas do país. Assim torna mais plural o pensamento para o desenvolvimento do Brasil, e construindo consensos amplamente democráticos.

Moacyr entende que esta é “uma jogada acertada do atual governo, pois concentra nele as principais representações dasáreas produtivas e econômicas do Brasil, envolvendo grandes empresários, lideranças de diversos segmentos, numa amplitude que abrange desde o mais humilde até o setores mais privilegiados”.

Os grupos de trabalho são formados por conselheiros com conhecimento ou interesse em um tema específico, que juntos elaboram propostas a serem feitas ao presidente. Nas reuniões plenárias, os conselheiros levam suas recomendações ao conhecimento do presidente, dos ministros e de outras autoridades.

Mais de 70 países ao redor do mundo contam com colegiados semelhantes ao CDES, com o objetivo de aprimorar a democracia, ampliando o espaço de participação da sociedade nas decisões governamentais.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.