Filiado a:

Contratuh chama: Venham para o Viver Mulher 2024

Este ano o Viver Mulher 2024 escolheu como tema “Saúde Mental da Mulher”. Este é um assunto muito requisitado nos dias de hoje porque é justamente a classe feminina que tem os maiores desafios para enfrentar as questões da saúde psíquica ao longo da vida. Apesar de parecer questão individual, são, de fato, ocorrências típicas da coletividade feminina, onde os mais diversos fatores contribuem para o seu agravamento.

Nas pesquisas da Contratuh, tentando esmiuçar o tema, chegou-se a questões que agravam a saúde da mulher, colocando em risco suas vidas. Portanto, é fundamental que todos se atenham a este assunto, compartilhando isso com a coletividade da família Contratuh.

Para enumerar, rapidamente alguns pontos que se destacam, evidenciando a importância da questão, aqui estão alguns pontos:

  • depressão, que vem de um elenco de atividades sociais, biológicas, psicológicas e ambientais;
  • ansiedade, que pode gerar picos de agravos e causar outras condições psiquiátricas;
  • transtornos alimentares, que são capazes de provocar doenças mentais e físicas;
  • transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), quando há casos de abuso sexual e agressão na infância;
  • bipolaridade, provocado por ações de autoagressão, adição às drogas e de ideação suicida;
  • insônia e demais transtornos do sono, que influenciam a estabilidade emocional das mulheres;
  • isolamento social e solidão, comuns nos tempos da menopausa ou depois da aposentadoria;
  • transições de vida, ao ocorrerem mudanças bruscas no ciclo de vida, como gravidez e maternidade, menopausa e a chegada da terceira idade.

Violência

A violência de gênero também influi na saúde mental das mulheres.

E com ela se sucedem casos de Trauma psicológico, Ansiedade e depressão, Baixa autoestima e autoimagem negativa, Abuso de substâncias, Perda de confiança nas instituições e na Justiça, Autolesão e suicídio entre outros.

A Contratuh se propõe a esmiuçar esses assuntos num único dia de um bom bate papo que poderá ser muito esclarecedor. Para isso convoca todos os filiados à Contratuh que puderem comparecer em Belo Horizonte no dia 22 de março. Ou que se disponham a acompanhar a transmissão via Internet para todo o Brasil.

O pedido da Diretoria da Mulher é para que os que se fizerem presentes na representação de suas unidades sindicais, o façam através das mulheres, pois o objetivo é que elas tomem conhecimento de tudo o que vai se discutir. Será útil, agradável e deveras esclarecedor, com certeza. E a participação maciça poderá ajudar com futuras e idênticas promoções, valorizando cada vez mais a participação feminina e estimulando questões diversas, como esta que trata especificamente da saúde. A Contratuh terá muito prazer de recebê-las. Contatem com seus sindicatos e eles darão todas as informações que forem necessárias. Até o Viver Mulher!

………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.