Filiado a:

Conselho Nacional de Turismo é definido em reunião extraordinária

O Conselho Nacional de Turismo está de volta. Na quinta-feira da semana passada, dia 11, o CNT voltou a se reunir e discutiu a formatação de alterações na sua composição.

Essas alterações são fundamentais para a formulação do Plano Nacional de Turismo – PNT, que foi traçado pelo novo governo e que deverá acontecer com o decreto do presidente Lula.

O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, que integra o Conselho, defendeu maior democracia na escolha para a coordenação das Câmaras Temáticas e que os representantes das organizações civis seja indicados somente pelos conselheiros representantes dessas organizações, e que cada Câmara seja coordenada por um representante do Ministério do Turismo, indicado pela Ministra de Estado do Turismo, e um representante de organização membro do CNT a ser definido pelos membros Conselho representantes das organizações civis.

A reativação das Câmaras Temáticas, foi um dos assuntos já reivindicados pela Contratuh em reuniões anteriores. O tema foi bastante discutido, já que as câmaras têm amplo espaço para participação de outros membros das entidades com representação no Órgão.

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar a Ministra de Estado do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados. O CNT é composto por representantes do Governo Federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.

As câmaras temáticas são fóruns de debate compostos por representantes das entidades membros do Conselho Nacional de Turismo, com o objetivo de assessorar tecnicamente o CNT na identificação e discussão de questões fundamentais do setor e propor ações para resolução dos problemas e entraves, necessários à consecução da Política Nacional do Turismo.

……………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.