O Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque, Santa Catarina, realiza neste dia 27 de abril, na praça central da cidade, em frente a Igreja Matriz, um evento comemorativo à saúde e segurança do trabalhador.
Durante todo o dia, a partir das 9h da manhã, sindicalistas do Fórum se mobilizaram distribuindo panfletos e procurando conscientizar os trabalhadores da região a cuidarem da segurança no trabalho.
Joci Luís de Souza, do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes de Brusque informou que a coordenação do movimento é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário, Marli Leandro.
“Todos os meses nos encontramos e quando há essas comemorações como o “Abril Verde”, o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, entre outros saímos às ruas para promover as datas para a toda região de abrangência de doze sindicatos de trabalhadores catarinenses”.
O dia 28 de abril, amanhã, é considerado o dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
Abril verde
O “Abril Verde” é uma campanha para conscientizar empregados e empregadores sobre a segurança no ambiente de trabalho. Ele é comemorado no dia 28 e seu símbolo é um laço da mesma cor. Em todo o Brasil ainda não há uma legislação específica que oficializa a campanha, no entanto, representações profissionais já comemoram e se preocupam com a Prevenção e Saúde do Trabalhador, como é o caso dos sindicalistas de Brusque.
“O que visamos neste dia é a importância de um local de trabalho saudável e seguro, além de demonstrar graus de riscos de atividades urbanas e rurais e suas formas de prevenção”, destaca Souza.
O mês de abril foi escolhido porque nesse mesmo dia, em 1969, ocorreu uma explosão em uma mina localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, que matou 78 pessoas. O caso ficou conhecido como um dos maiores acidentes trabalhistas.