Hoje (4/12) durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília, o Ministério do Turismo apresentou um balanço do andamento das metas, com foco em qualificação profissional, ampliação da conectividade aérea e fortalecimento dos polos turísticos regionais, além de novas linhas de financiamento via Fungetur.
Trabalho
Houve debate sobre a necessidade de modernização das relações de trabalho na hotelaria e alimentação, especialmente em relação à carga horária e condições laborais.
Representantes empresariais pediram “flexibilização”, enquanto representantes de trabalhadores defenderam estabilidade e controle de jornadas.
Turismo Sustentável
Também foram apresentados os novos indicadores ambientais que passarão a ser usados em destinos turísticos a partir de 2026, com destaque para programas de turismo de base comunitária e projetos no Norte e Nordeste.
A Embratur apresentou projeções otimistas, com aumento de 11% no fluxo internacional e tratou do lançamento de novas campanhas para América do Sul, EUA e Europa.
Como eventos estratégicos para o próximo anos estão a elaboração da agenda anual de grandes eventos e feiras, discussão sobre captação de eventos internacionais ligados ao turismo de negócios e gastronomia.
O encontro presencial e virtual teve participação de centrais sindicais, confederações, secretarias estaduais e municipal e do setor privado.
A Contratuh esteve presente através do presidente Wilson Pereira.
*********





