Filiado a:

Centrais criticam mudanças no Conselho Nacional de Previdência Social

As Centrais Sindicais compostas por NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), divulgou esta semana uma nota crítica à decisão anunciada pelo Ministério da Previdência Social, que destituiu do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) conselheiros de entidades que representavam aposentados e pensionistas.

Segundo o ministério, a decisão foi necessária para proteger a imagem do conselho, por conta das investigações que envolvem algumas dessas entidades. Sindicalistas afirmaram que a determinação é “inaceitável” e “sem qualquer justificativa formal”.

De acordo com a coluna Painel, dirigentes de seis centrais assinaram o documento lembrando que “Não houve qualquer notificação formal, publicação de ato normativo ou exposição de motivos. O ministério limitou-se a comunicar por telefone a decisão – um gesto de desprezo pelas representações legítimas da classe trabalhadora”, apontou o documento, acrescentando que a iniciativa do ministério ocorreu “sem o mínimo respeito institucional”.

O CNPS é composto por representantes do governo federal, trabalhadores, empregadores, além de aposentados e pensionistas. Atualmente, são seis conselheiros ligados a cinco entidades de aposentados. A Folha de S. Paulo apurou que três entidades foram notificadas sobre a destituição e uma quarta se afastou voluntariamente.

Os presidentes do INSS, Gilberto Waller Junior, e da Dataprev, Rodrigo Assumpção, apresentaram atualizações sobre o andamento da apuração e os planos de restituição dos valores cobrados indevidamente.

Segundo o jornal, os conselheiros afastados criticam a medida e alegam terem sido os primeiros a apontar indícios das fraudes dentro do colegiado. Eles ameaçam recorrer ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir o direito de apresentar suas versões.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.