A Federação dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fetratuh) promoveu esta semana o II Encontro de Integração dos Sindicatos do Grupo Turismo e Hospitalidade de Santa Catarina. Um dos palestristas convidados foi Wilson Pereira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh
Wilson discorreu sobre a importância da união no Movimento Sindical e o papel da Contratuh na defesa dos direitos dos trabalhadores. O encontro foi em Blumenau e lá estavam dirigentes sindicais de todo estado de Santa Catarina e de outros estados brasileiros.
Experiência
Wilson hoje soma mais de 40 anos de experiência Sindical. Na sua palestra ele lembrou o quanto o trabalho sindical é gratificante. “É muito bom trabalhar e ver que nossos esforços estão beneficiando as pessoas. O sindicalismo tem um impacto real na vida dos trabalhadores, e isso nos motiva a seguir em frente”, destacou.
Ele resgatou também um pouco do passado da Contratuh, lembrando que a confederação, criada após o fim do regime militar e a redemocratização do Brasil, surgiu da necessidade de um movimento sindical forte para representar os trabalhadores do setor de turismo e hospitalidade. Primeiro foi filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), a Contratuh ganhou independência e passou a atuar com autonomia, voltada para a defesa dos direitos dos trabalhadores da categoria.
Wilson também ressaltou a importância de garantir a autonomia das entidades sindicais e a manutenção do sistema confederativo, que considera fundamental para a representatividade e a força dos sindicatos em negociações coletivas. “Somos favoráveis à unicidade sindical e à preservação do artigo 8º da Constituição Federal, que garante a proteção dos direitos dos trabalhadores e a liberdade sindical. Queremos sindicatos fortes e bem representados, para que possam negociar de forma eficaz em nome de seus trabalhadores”, salientou.
Com sua experiência e compromisso com a causa sindical, também compartilhou um pouco de sua história pessoal. Natural de uma área rural, ele começou a trabalhar desde cedo e, aos 14 anos, migrou para a cidade de Ponta Grossa (PR), onde iniciou sua trajetória na hotelaria. Em 1971, foi registrado formalmente após ser fiscalizado por um agente do Ministério do Trabalho. “Foi um marco na minha carreira, um exemplo da importância da fiscalização para garantir os direitos dos trabalhadores”, relembrou.
Sindicalismo
Em 1974, Wilson ingressou no movimento sindical, onde se manteve até hoje, com o objetivo de lutar pelos direitos dos trabalhadores do setor. Destacou também o papel da Contratuh em ações políticas, como sua participação no Conselho Nacional do Turismo e no acompanhamento de projetos e ações no Congresso Nacional e no Ministério do Trabalho. “A Contratuh tem um papel essencial no acompanhamento das questões que afetam diretamente os trabalhadores do nosso setor. Trabalhamos para que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas e respeitadas”, disse.
Finalizou reforçando a importância da atuação conjunta de sindicatos, federações e confederações. “O sistema confederativo é fundamental. Precisamos de uma estrutura sindical forte, que atue em conjunto para garantir melhores condições de trabalho e dignidade para os trabalhadores do setor de turismo e hospitalidade”.
………