Na manhã de hoje (2/10), durante reunião virtual sobre a Semana de Ação Mundial de Camareiras de Hotel, promovida pela UITA, a Contratuh foi representada pelos diretores Rejane Carara Cabral e Jair Ubirajara da Silva.
O encontro teve a finalidade de traçar as primeiras ações para dar maior dignidade no trabalho, igualar salários entre homens e mulheres e evitar a grande disparidade de tratamento que há no setor, em todo o mundo.
CONTRATUH
Pela Contratuh, representando os países da América do Sul, o nosso diretor Jair Ubirajara da Silva (foto) discorreu rapidamente sobre a questão da desigualdade de gênero que há entre os salários de camareiras e camareiros. Ele exemplificou que hoje no Brasil se pratica uma diferença de 30% a menos no pagamento da profissional feminina, lamentando que isso ocorra principalmente depois da malfadada Reforma Trabalhista decretada por Temer e levada a termos ainda mais ardilosos por Bolsonaro, nos seis últimos anos.
Lamentou que a partir destes decretos os sindicados foram desguarnecidos e o trabalhador perdeu muito da sua proteção, inclusive com o impedimento da Justiça gratuita e de podas significativas da Consolidação das Leis Trabalhistas, que até então regulavam o setor.
PELO MUNDO
A situação dos trabalhadores por todo o mundo, nas exposições feitas durante o encontro não é muito diferente. Desde os países nórdicos como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, sofrem com a atuação de empresas particulares que terceirizam os serviços em hotéis e hospitais. E nesses dois segmentos há uma disparidade acentuada, independentemente de sexo. A exploração de horas contratadas e horas trabalhadas também são desumanas, além dos horários diferenciados de ação, o que impede qualquer trabalhador de programar sua vida de acordo com a atividade laboral.
CAMPANHA
Para tentar corrigir tudo isso e estimular acordos coletivos de trabalho que sejam eficientes e cumpridos pela classe empresarial a UITA pretende lançar ainda este ano uma campanha que vai correr o mundo em defesa do trabalho digno e uma remuneração igualitária.
“Será uma campanha para unir forças e mostrar para camareiras e camareiros que vamos agir ao mesmo tempo para que não se sintam sozinhos e que há perspectivas de mudar as condições para melhorar a situação de todos.”
A Contratuh, dentro da filosofia de seu presidente, Wilson Pereira e dos demais diretores, estará de mangas arregaçadas neste trabalho, aderindo à campanha e participando ativamente de todos os planos que sejam favoráveis ao bom desempenho e a dignidade profissional do trabalhador brasileiro.
………….