A pandemia de covid-19 foi responsável por provocar uma enorme crise no turismo brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor encolheu drasticamente no decorrer de 2020, sendo responsável pelo fechamento de 1 milhão de vagas, entre empregos diretos e indiretos.
“Perdemos em empregos formais diretos no setor cerca de 397 mil vagas”, afirmou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, em entrevista ao portal UOL. “Se contar o impacto indireto, perdemos algo como 1 milhão de posições”, continuou.
Fora os empregos, ele revelou que a própria entidade que conduz diminuiu de tamanho em meio à pandemia e que mais de 20 empresas do setor fecharam as portas. “Havia 92 associados, sendo 76 operadores. Hoje, temos apenas 50 operadores”, comentou Haro Nedelciu.
Recuperação de longo prazo
Com a expectativa de 2021 ser melhor para o turismo brasileiro do que o ano passado, o presidente da Braztoa não demonstra entusiasmo com a chance de recuperação no curto prazo. Ele estima que o setor vai demorar dois ou três anos para voltar ao nível alcançado em 2019. “Só devemos recuperar o patamar de vendas que tivemos em 2019 depois de 2023.”
Fonte: Revista Oeste