Filiado a:

Sindehotéis MA aguarda posição dos patrões sobre aumentos salariais

Com pauta aprovada pela categoria em assembleia dos trabalhadores, o Sindehotéis Maranhão está aguardando uma posição dos patrões desde janeiro passado. A data base da categoria é maio, mas o presidente Luiz Henrique fez questão de adiantar as tratativas e está reivindicando em torno de 7,5% de aumento. Até agora os patrões não se manifestaram e isso tem sido comum nos últimos anos. “Sempre fazemos nossas assembleias com antecipação, mas os patrões sempre preferem dar resposta só em maio”, destacou Luiz Henrique.

Neste processo o Sindehotéis mantém assembleia permanente, com visitas programadas aos locais de trabalho, auscultando os trabalhadores que não puderam comparecer nas assembleias.

Camareiras

Uma das prioridades agora é a situação das camareiras, que reivindicam garantias de redução de tarefas (chegam a higienizar até 30 apartamentos nas altas temporadas) pois são obrigadas a cumprir metas, independentemente de ponto, pois têm que bater o ponto e muitas vezes voltar ao trabalho para cumprir com as exigências patronais. “Vamos lutar para essa redução e pela questão da insalubridade e saúde de todas elas”, ressaltou o presidente.

Outra reivindicação é quanto as cestas básicas que ano passado tiveram seus valores dobrados. “Agora a reivindicação é igual. E sobre o valor salarial, em algumas cidades já alcançamos os 7,5% e tentamos buscar isso para São Luiz, também.”

Federação

Este é um ano eleitoral na Federação do Maranhão. Luiz Henrique já foi aclamado como líder da chapa única e vem conscientizando os profissionais de hotelaria e afins para que não deixem de comparecer nas eleições de 7 de março, com a presença de todos os sindicatos filiados.

Ele defendeu a sustentação do sistema confederativo, argumentando: “A Federação é fundamental para atender trabalhadores que não são privilegiados com a existência de Sindicatos regionais. Assim cabe a Federação essa tarefa. E nacionalmente temos a Confederação que dá a ampla cobertura que necessitamos naquilo que precisamos manter para atender os trabalhadores. Assim somos defensores ferrenhos da manutenção do sistema confederativo”, concluiu.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.