(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CENTRAL DOS BENEFÍCIOS

Setenta parlamentares vão disputar prefeituras

Que mistério leva 70 parlamentares hoje estabelecidos em Brasília a deixar seus cargos e partir para as eleições municipais, concorrendo aos cargos de prefeitos de duas cidades? O Diap fez um levantamento e constatou que parlamentares federais, políticos com expressão nacional e legisladores da República, se dissociam dos cargos para qual foram eleitos para compreender e buscar resolver problemas locais que afetam suas bases eleitorais. A pesquisa Diap aconteceu assim que foram homologados por seus respectivos partidos para serem candidatos nas eleições municipais.

Distribuição por estado e região

Entender a distribuição das candidaturas por estado ou região, ou seja, por bancada, é necessário para compreender, na configuração do Parlamento, quais estados “perdem” força de articulação e atuação para que este esforço seja empregado nas eleições nos municípios.

O Parlamento brasileiro é construído em lógica federativa. Seja o Senado (Casa dos Estados), seja a Câmara (Casa do Povo), a construção do Parlamento obedece a esse formato federativo. Na Câmara, o número das bancadas é proporcional ao número da população do estado. E no Senado, cada Unidade Federativa elege 3 representantes, todos eles representam da respectiva UF. De modo que entender quantos parlamentares estão se candidatando por estado, é compreender o impacto das eleições nas respectivas bancadas.

Neste sentido, os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram com o maior número de parlamentares na disputa, cada 1 com 10 candidatos. O Rio de Janeiro segue com 8 representantes concorrendo.

No Sul, o Paraná destaca-se com 5 candidatos, enquanto no Centro-Oeste, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentam 3 parlamentares cada. No Norte, o Pará é o estado com maior representação, também, com 3 candidatos.

A região Sudeste é a que mais conta com parlamentares federais disputando as eleições municipais, com 28 nomes na corrida. Em seguida, o Nordeste apresenta 16 candidatos, enquanto o Sul e o Norte têm, respectivamente, 12 e 8 parlamentares. O Centro-Oeste fecha a lista, com 7 parlamentares.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.