O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP) participou da programação do Seminário de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Movimento República de Emaús (MRE). O evento foi na manhã desta quarta-feira (21/8), na sede do MRE, em Belém.
A procuradora-chefe do MPT, Rejane Alves, titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), participou da mesa de abertura que abordou a importância e o papel do programa Adolescente Aprendiz no combate ao trabalho infantil. Em um segundo momento, mediou o painel “Com quem podemos contar para combater e erradicar trabalho infantil?”.
O objetivo do evento é despertar ações e intervenções para provocar a sensibilização, reflexão e fortalecimento do debate sobre o tema e contribuir com a proposição de estratégias para implementação de políticas públicas, programas e ações de enfrentamento a essa grave violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Além dos painéis mediados por parceiros convidados, os jovens e adolescentes aprendizes e demais atendidos pela República de Emaús participaram de rodas de conversa, apresentação de trabalhos na plenária jovem e atividades culturais.
O Movimento República de Emaús é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua, há mais de 50 anos, na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes. A instituição desenvolve projetos envolvendo defesa jurídica, atividades musicais, teatrais, de recreação, meio ambiente e profissionalização como ferramentas de formação cidadã e protagonismo.
Fonte: Ascom MPT
………