Filiado a:

Salão do Turismo reunirá atrativos de todo o país

Pela primeira vez, a cidade do Rio de Janeiro sediará o “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, uma iniciativa do Ministério do Turismo. O evento acontece entre 8 e 11 de agosto, no Riocentro, na Zona Oeste da capital. É a oitava edição e deve atrair mais 100 mil visitantes que vão conhecer de perto, inúmeras experiências das cinco regiões brasileiras e desfrutar dos melhores produtos e atrativos turísticos de cada Estado. Verão apresentações culturais e o Núcleo do Conhecimento, um espaço dedicado a oficinas e palestras sobre temas que mobilizam o setor. As atividades acontecem das 12h às 20h. No domingo, dia 11, das 10h às 17h. A programação é gratuita. O visitante também poderá provar a gastronomia regional, conhecer mais sobre a cultura e tradição de cada localidade e acompanhar quatro grandes shows com artistas nacionais, que se apresentação ao final de cada noite do Salão.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos organizados e estruturados respeitando as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo, desenvolvidos pelo Ministério do Turismo.

Reuniões

Durante o Salão acontecerá uma reunião encabeçada pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT) para discutir ações e criar estratégias para unir a sociedade e o setor. Também o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), com gestores locais; e o I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, voltado para a promoção do diálogo e a integração entre representantes da indústria do turismo nacional.

O espaço “Núcleo do Conhecimento” se destaca no evento, com vários debates sobre as tendências e necessidades do setor. Ao todo, serão ministrados 90 palestras e 35 painéis e uma série de reuniões cruciais para o turismo brasileiro.

No programa serão apresentadas as principais ações do Ministério do Turismo, como o papel da Academia e dos Institutos Científicos no Turismo Brasil; o painel de Investimento e Crédito do Turismo; e a Big Data com indicadores, dados e informações do turismo.

O Salão do Turismo terá reuniões paralelas sobre segurança turística, com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal; Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), iniciativa apoiada pelo Ministério do Turismo para cidades que investem em tecnologia para qualificar a experiência turística e o desenvolvimento sustentável do território.

O Sebrae Nacional, parceiro do Ministério do Turismo na realização do evento, também estará presente com o “Encontro de Negócios do Sebrae”, para incentivar micro e pequenos empresários do turismo a buscarem soluções viáveis para seus negócios.

Haverá debates sobre investimentos no turismo nacional, acessibilidade turística, participação do Brasil na COP 30, sustentabilidade no setor, e outros.

Fontes: Ascom MTur e Diário do Rio, por Fábio Marques e Patrícia Lima

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.