Para entender e debater o uso das novas ferramentas tecnológicas, a segurança pública do Rio de Janeiro participou nesta segunda-feira, no Hotel Hilton Copacabana, do Seminário do Jornal Extra, que reuniu autoridades e especialistas no tema.
A Contratuh e o Fetherj, foram representados no encontro pelo presidente Flávio de Castro Sobrinho, do Sempribel-RJ, ambas entidades que representam os trabalhadores do Turismo e Hospitalidade Estadual e Nacional.
Assuntos como o reconhecimento facial, câmeras de vídeo monitoramento e drones foram detalhados durante o encontro. A tecnologia avança a passos largos e exige atualizações constantes, tanto das máquinas quanto dos humanos que lidam com elas. Na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, suas aplicações já geram impactos.
Até o mês passado, mais de 200 pessoas, com mandados de prisão em aberto, foram presas com ajuda do sistema de reconhecimento facial, amplamente usado em grandes eventos como no show da Madonna e no Réveillon.
Para Flávio de Castro Sobrinho, a preocupação com a segurança pública é indispensável e iniciativas como esta “asseguram não apenas a comunidade e o comércio em geral, mas principalmente aqueles que nos visitam. Num momento em que o Brasil busca desenvolver o turismo em seu território, precisa investir em segurança. Louve-se a iniciativa do Extra em trazer o tema para debate”.
Do encontro participaram também Rodrigo Pimentel ex-capitão do Bope e roteirista do filme Tropa de Elite (na foto) e o secretário de segurança do Rio de Janeiro, Victor César.
…………