A Procuradora do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, é a convidada da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Contratuh para o Seminário Nacional, que acontece dia 8 de abril, terça-feira da próxima semana, através de um encontro virtual. Ela falará sobre “Os impactos da tecnologia digital no mundo do trabalho”.
Ela vai detalhar sobre as máquinas e sistemas automatizados que têm substituído tarefas repetitivas, aumentando a eficiência em muitos setores. No entanto, isso também tem gerado desafios, como a necessidade de requalificação de trabalhadores e a redução de empregos em áreas tradicionalmente manuais.
Com ferramentas digitais, trabalhar de qualquer lugar se tornou possível. Isso trouxe vantagens como melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também desafios, como solidão, dificuldade em separar os ambientes de trabalho e casa, e a necessidade de gestão eficiente de equipes virtuais.
Plataformas digitais criaram novas oportunidades, como trabalhos temporários, freelancers e economia compartilhada. Embora isso ofereça mais possibilidades, também pode levar a instabilidade financeira para trabalhadores que não possuem contratos formais.
Habilidades digitais, como programação, análise de dados e familiaridade com ferramentas tecnológicas, são cada vez mais demandadas. Isso exige dos profissionais uma constante atualização e aprendizado.
Embora a tecnologia tenha democratizado o acesso a alguns tipos de trabalho, também pode aumentar a desigualdade entre aqueles que têm acesso e domínio das ferramentas digitais e aqueles que não têm.
Esses impactos continuam a evoluir à medida que novas tecnologias surgem. O desafio para trabalhadores, empresas e governos é encontrar formas de maximizar os benefícios e mitigar os riscos dessa transformação.
Você quer saber mais sobre essas mudanças e o impacto que elas causarão na sua atividade laboral daqui para frente, é importante que assista esta palestra, que é a primeira do próximo dia 8. Faça a sua inscrição desde já e garanta a participação no nosso Seminário.
A palestrante
Procuradora do Trabalho no Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2016, Cirlene Luiza Zimmermann, atualmente, é Coordenadora Nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CODEMAT do MPT. Gerente do Projeto Nacional da CODEMAT de Promoção da Regularidade das Notificações de Acidentes e Doenças do Trabalho. Coordenadora da Comissão Permanente do MPT de Acompanhamento do Processo de Elaboração e Revisão das Normas Regulamentadoras. Membra da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS) do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNDH/CNPG) e da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Representante do Brasil no Grupo de Trabalho sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores na Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP). Foi Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União (AGU) de 2007 a 2016. Coordenadora da Revista Juris Plenum Previdenciária (JPP) de 2013 a 2020. Bacharela em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2006) e Mestra em Direito Ambiental pela mesma Instituição (2009-2010). É Professora e autora de livros e artigos jurídicos.
………