O programa “Paraná Unido pelas Mulheres” está sendo considerado a maior mobilização em defesa das mulheres do Estado. O governo proporcionou a criação da Secretaria de Estado da Mulher, e com ele a pauta feminina teve vez mais espaço na agenda política do Paraná.
Na 1ª Temporada, foi criado o Fundo Estadual da Mulher e, pela primeira vez, os municípios paranaenses receberam recursos exclusivos para programas voltados às mulheres. O objetivo é fomentar o protagonismo das mulheres paranaenses por meio de capacitação profissional e acesso ao crédito, promovendo a autonomia e a independência financeira das mulheres.
Em 2023, dez cidades, de todas as regiões, receberam o programa: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina, Irati, Maringá, Arapongas, Guarapuava, Campo Mourão e Ponta Grossa. Desde maio, o itinerário reuniu mais de 3 mil representantes de 281 municípios em reuniões para debate e diálogo sobre o tema.
A caravana orienta gestores municipais sobre a importância da criação de estruturas locais, como secretarias municipais, conselhos, fundos ou órgãos com foco em políticas públicas para mulheres.
É destinado a gestoras municipais, técnicos de referência da política da mulher e de demais políticas setoriais transversais, servidores e profissionais do governo estadual.
Segunda fase
Agora, tem início a 2ª Temporada com o lançamento da FORÇA TAREFA, que atuará no Combate à Violência contra as Mulheres. Serão ao todo cinco encontros, unindo seis secretarias de Estado com um objetivo único: proteger a vítima, punir o agressor e salvar vidas.
O Governo do Paraná promete repassar mais de R$ 20 milhões para os municípios aplicarem no fortalecimento da Rede de Proteção e no enfrentamento da violência contra as mulheres. O lema do programa é “Estado presente, Município ativo e sociedade participativa: mulheres protegidas e respeitadas”
Em razão do calendário eleitoral, neste ano os encontros no Interior do Estado serão realizados no primeiro semestre, programados para abril, maio e junho.
Cada secretaria estadual envolvida será responsável por apresentar a prefeitos e gestores municipais as ações que podem ser implementadas e desenvolvidas, voltadas à defesa dos direitos das mulheres.
A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres é realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Participam da edição 2024 as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Justiça e Cidadania (Seju), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Segurança Pública (Sesp).
Fonte: AEN PR e foto Robson Mafra.
……..