O Mercado de Turismo tem um grande potencial no Brasil, mas ainda não é plenamente explorado. Para se ter uma ideia, a França recebe em média 83 milhões de turistas por ano. No Brasil esse número é de pouco mais de 6 milhões, o que é muito abaixo de países como México (30 milhões), Malásia (28 milhões) e Arábia Saudita (19 milhões). Os dados são do Ministério do Turismo.
Entretanto, este número de visitantes vem aumentando ao longo dos anos. A desvalorização do real frente ao dólar deve atrair ainda mais turistas. Ou seja: podemos esperar também um aumento no mercado de trabalho para os turismólogos no Brasil.
Os empregadores mais comuns hoje são:
- Agências de turismo
- Hotéis e restaurantes
- Empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.)
- Empresas de produção e execução de roteiros turísticos
- Coordenação de eventos
- Consultoria a empreendimentos turísticos
- Empresas de marketing de turismo, entre outras.
Algumas áreas têm se tornado especialmente interessantes no Brasil. A realização de grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio abriram muitas oportunidades para quem trabalha com Turismo. A ampliação das redes de hotéis, dos aeroportos, a logística de transporte para levar e trazer tanta gente, os pontos turísticos, tudo isso tem contribuído para o salto da profissão.
Outra área quente é a de turismo de negócios, que ajuda a turbinar o fluxo de visitantes em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Belém que tradicionalmente não são consideradas cidades tão turísticas quanto o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste, por exemplo.
Um ramo que está se desenvolvendo bem é o de consultoria. Muitas prefeituras de diversas regiões do Brasil têm contratado profissionais e agências para ajudar a identificar os potenciais turísticos da região. Nesta área o turismólogo trabalha com uma equipe para definir o impacto das ações, como o meio ambiente e a cultura local devem ser tratados, o que deve ser trabalhado no marketing, as instalações a serem criadas, etc.
O ecoturismo também vem crescendo no País e já conta com muitas agências especializadas em roteiros alternativos.
Fonte: Guia de Carreira https://www.guiadacarreira.com.br/
………..