Filiado a:

Nunca é demais prevenir!

A Contratuh tem como uma das suas bandeiras, apoiar a importância da prevenção contra o câncer de mama. esta causa é fundamental para salvar vidas.

Fazer a mamografia periodicamente, alimentação saudável, evitar fumar e praticar exercícios físicos, colaboram muito, antes, durante e após o tratamento.

“Outubro Rosa” é o momento de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, porém, nós mulheres, temos que ficar alertas o ano todo, pois um diagnóstico precoce para o tratamento da doença, melhora e amplia as chances de cura. Muitas das vezes o câncer de mama não apresenta sintomas, só sendo detectado em exames de rotina.

É importante que a mulher conheça seu corpo e a qualquer alteração mais visível, ou palpável, procurar um médico.

Nódulos endurecidos no seio, mamilo invertido, vermelhão na região, secreções pelos mamilos, inchaço nas mamas, retração da pele ou mamilo, irritação, dor na mama ou mamilo, eis alguns dos sintomas.

Diversos são os fatores que podem causar o câncer de mama, como questão hormonal e estilo de vida menos saudável. As mulheres são mais propensas a ter a doença, mas estima-se que os casos masculinos representam 0,5 a 1/% apenas.

Mulheres acima de 50 anos tem maior risco de desenvolver o quadro. E no histórico familiar ou nos casos genéticos há grande risco de câncer de mama. Levar em conta a hereditariedade é de suma importância nos casos citados. A obesidade também colabora para maiores inflamações e por conta disso há grande proliferação celular predispondo o organismo a desenvolver câncer.

Concluindo: o diagnóstico precoce é importante! A consulta com ginecologista ou mastologista preventivamente em mulheres acima de 40 anos, torna-se uma obrigação.

Cuide-se, pois a saúde é fundamental para todos.

Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, é presidente do Sinde Beleza SP e  diretora de Mulher e Gênero, da Contratuh.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.