Filiado a:

Muitos sindicatos já fecharam as suas portas

Diário Oficial da União divulgou uma relação com a identidade de 985 sindicatos de trabalhadores e de 368 sindicatos patronais, num total de 1.353 em situação irregular e que devem atualizar informações junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Eles devem atualização quanto à composição da diretoria, início e término de mandato, o processo eleitoral para escolha dos representantes, entre outros informações desatualizadas.

O secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, explicou que o objetivo de o Ministério é não punir as representações que estão com informações atrasadas. Ele acredita que muitas entidades estão fechadas e suas bases já nem podem negociar seus interesses.

“A atualização vai abrir a possibilidade de organização de novas entidades, e fazer com que os trabalhadores tenham representação mais efetiva”. Perioto entende que isso vai ajuda a oxigenar o ambiente sindical. “Com as mudanças tecnológicas, com o fim do financiamento obrigatório, há muitos sindicatos em situação de penúria, muitos sindicatos fechados que não estão funcionando”, adverte.

Isso quer dizer que em 180 dias o Ministério do Trabalho terá em mãos a situação oficial desses quase 1.400 sindicatos que devem satisfação quando a sua legalidade. A lista oficial continua disponível para verificação. Veja aqui:

https://www.contratuh.org.br/wp-content/uploads/2024/07/EDITAL-DE-NOTIFICACAO-EDITAL-DE-NOTIFICACAO-DO_240701_111323.pdf

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.