Desde segunda-feira (10/6), o presidente da Nova Central Sindical, Moacyr Auersvald, está participando da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em Genebra, na Suíça. Ele faz parte de um grupo de dirigentes de Centrais Sindicais brasileiras, num intercâmbio, onde o tema objetivamente é a renovação do contrato social, centrada no respeito aos direitos humanos e aos princípios e direitos fundamentais no trabalho.
Os países participantes reúnem esforços para o combate ao trabalho infantil, sobretudo nas piores formas; para o combate ao trabalho escravo ou análogo à escravidão; para coibir todas as formas de violências e assédios no trabalho; prevenir os acidentes e doenças ocupacionais; não permitir discriminações e desigualdades, além de observar a liberdade sindical e o direito de negociação coletiva.
Com a inclusão do meio ambiente de trabalho seguro e saudável como quinto princípio fundamental do trabalho, em 2022, houve a renovação de compromissos em torno de todos os princípios fundamentais, o que requer a intensificação de esforços para a ratificação universal de todas as Convenções fundamentais da OIT e contribui para a consolidação do novo contrato social.
Há preocupação mundial com os impactos da tecnologia e da inteligência artificial sobre os empregos e empresas e também com a exclusão nos países que não detém infraestrutura adequada, o que prejudica o alcance de iguais oportunidades. O contrato social prevê a garantia de proteção adequada aos trabalhadores, a fim de que a dignidade, inerente a toda pessoa humana, possa ser preservada, mesmo frente a opressões políticas e econômicas, pela proteção mais ampla dos direitos humanos e dos direitos fundamentais no trabalho.
Moacyr, pela Nova Central, juntamente com demais representantes das centrais sindicais, integra a delegação do Paraná, que já vinha participando do evento. A delegação da Fetraconspar é composta por Roberto Leal Americano, presidente do Sintrivel; Celso da Silva Garais, secretário geral do STICM Guarapuava; Cesar de Oliveira, secretário geral da Fetraconspar e Denílson Pestana da Costa, presidente da Nova Central Paraná e diretor de Relações Internacionais da Nova Central. Moacyr permanece na conferência até o dia 15 de junho, sábado próximo.
………