O presidente Lula confirmou presença na Festa do Dia do Trabalhador, 1º de Maio, organizado pelas oito principais Centrais Sindicais do Movimento Sindical Brasileiro. Integram a comemoração a Nova Central, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB Intersindical e Pública. A festa será no estacionamento da Neo Química Arena, o Itaquerão, na zona leste de São Paulo.
Este é o sexto ano consecutivo que o Movimento Sindical se une para as comemorações do Dia do Trabalhador. O tema de 2024 será “Por um Brasil Mais Justo”, fundamentado nas pautas como emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros baixos, valorização dos servidores públicos, salário igual entre homens e mulheres para cargos iguais e aposentadoria digna. São esperadas mais de 50 mil pessoas no evento que começa às 10h e segue durante todo o dia.
Além da participação do presidente Lula, foram confirmadas também uma série de artistas que integram o Festival Cultura e Direitos, que vão animar a data do Trabalhador Brasileiro.
Momento político
Como estamos num ano eleitoral, onde ocorre a escolha de vereadores e prefeitos dos milhares de municípios espalhados por todo o Brasil, as Centrais Sindicais farão um ato político, com as falas de lideranças sindicais e convidados que representam o movimento popular e a sociedade civil organizada. Do mesmo modo, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal, incluindo o presidente Lula, também participam.
Cultura e Direitos
Após o ato político, o palco no Itaquerão recebe o Festival Cultura e Direitos. As centrais confirmaram que irão participar: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua – Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro. Sérgio Loroza e Pameloza comandam a apresentação do festival.
O público terá acesso pelo Portão Oeste do estacionamento. Haverá detectores de metais, além de revistas em bolsas e mochilas. Assim, os objetos cortantes, perfurantes, rígidos, fogos de artifício, latas, garrafas (inclusive plásticas) ficam proibidos.
Os vendedores ambulantes serão restritos ao credenciamento. As bebidas serão vendidas diretamente em copos, como nos estádios de futebol, mas estão proibidas as bebidas alcoólicas.
Fonte: Rede Brasil Atual