Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente, tomaram posse como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28).
Eleitos pelo plenário do STF em agosto, eles exercerão os cargos por dois anos. O novo presidente do STF passa a ser também o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A posse contou com ampla participação de autoridades dos três poderes. Compuseram a mesa da solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; a procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) esteve representado na cerimônia pela sua presidente, Maria Thereza de Assis Moura, pelo vice-presidente, Og Fernandes, e por vários outros ministros da corte.
Contratuh e Nova Central
O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, que também é o diretor de finanças da Nova Central Sindical dos Trabalhadores e Eduardo Maia, secretário-geral da NCST — estiveram, como convidados, na posse do ministro Luís Roberto Barroso.
“Foi um momento de muita importância para nossas representações sindicais a deferência do STF em nos convidar para essa posse. Mostra que há um reconhecimento do Poder Judiciário ao trabalho que vimos desenvolvendo”, comentou Wilson Pereira.
Já o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, que se fez representar, enviou uma mensagem de congratulações aos novos dirigentes do STF:
“A Nova Central deseja, em nome de toda a classe trabalhadora, que a gestão do ministro Luís Roberto Barroso seja de sucesso e comprometida com a Justiça e pelo bem do Brasil. Que o sistema judiciário se fortaleça ainda mais com sua liderança”.