Filiado a:

Homologação sindical é proteção — e o direito está nas mãos dos trabalhadores

A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou o PL 8.413/2017, que traz de volta a obrigatoriedade da homologação sindical para quem tem mais de um ano de serviço — uma proteção retirada na reforma trabalhista de 2017. Muitas entidades sindicais conseguiram manter esse direito através de suas Convenções Coletivas de Trabalho.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores do DF tem estado assiduamente junto ao Legislativo Brasileiro com o objetivo de resgatar todas as “maldades do então Presidente Temer que desmontou os direitos sindicais e trabalhistas. Agora fica a pergunta: O legislativo tem conhecimento do custo para se manter um departamento de homologação com quadro de empregos qualificados para tanto?

Senhores Legisladores, comecem pelo começo, cortem a corda que o Temer atou pra asfixiar a representação sindical de trabalhadores em toda sua esfera: sindicato, federação e confederações. E só a representação de trabalhadores, a representação patronal continua a ser custeada compulsoriamente. Assim como todos os Conselhos de Representação Profissional.

Retrocessos, avanços ou resgates? Seja como for, quem traz nas veias essa marca, não se curva, não joga a toalha. Dessa luta sairemos vitoriosos, ainda que seja pra ser desfrutada pelos nossos tataranetos.

 

  • Vera Lêda Ferreira de Morais – Presidente da A Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade do Distrito Federal – Fetratuh DF

********

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.