Filiado a:

Governo não adota o horário de verão em 2024

Não foi aprovada a mudança de horário durante o verão brasileiro. O Comitê do Governo Federal não aprovou o retorno da medida e ainda vai estudar a readequação para 2025. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a retomada ainda este ano.

“Na última reunião com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico), chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira.

“Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, prosseguiu.

“É importante que o horário de verão seja sempre considerado, ele não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal”, destacou.

Contratuh consultada

Assim como várias entidades representativas de todo o país a Contratuh foi consultada sobre esta medida e durante uma das últimas reuniões de diretoria e com a participação de filiados, houve uma pesquisa sobre o interesse dos filiados. A maioria foi contra, restando apenas votos favoráveis de algumas regiões onde a mudança de horário seria interessante. O presidente Wilson Pereira elogiou o processo democrático de ouvir as comunidades e entidades. Isso mostra que o governo está preocupado com a situação nacional como um todo e vem prestigiando os setores mais representativos do país.”

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.