O fim da Jornada de Trabalho 6×1 continua sendo um tema muito debatido ultimamente. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a escala 6×1, defendida pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ), tem muita atenção da classe trabalhadora, mas não é suficiente para sensibilizar o setor patronal.
A resistência à proposta vem principalmente de setores empresariais e políticos que argumentam que a mudança pode prejudicar a competitividade e influenciar o custo de produção. Além disso, há preocupações de que a redução da jornada possa resultar em perdas salariais e dificuldades para pequenas e médias empresas. A proposta visa reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais, com quatro dias de trabalho e três de folga.
A escala 6×1 tem sido amplamente apoiada nas redes sociais e em inúmeras manifestações pelo país. No entanto, a proposta é reprovada por parlamentares, e diferença entre esquerda e direita, no Congresso e críticas de economistas que argumentam que a redução da jornada pode impactar negativamente a produtividade e os salários tornam bastante difícil uma possível aprovação.
O próximo passo para a PEC é a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será avaliada a admissibilidade da proposta. Depois, a proposta passará por comissões especiais e audiências públicas antes de ser votada no plenário da Câmara.
Qualidade de vida
O fim da jornada 6×1, baseia-se na busca por uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) luta pela PEC que estabelece uma jornada de trabalho de até oito horas diárias e 36 horas semanais, com quatro dias de trabalho e três de descanso. A ideia é que os trabalhadores tenham mais tempo para lazer, afazeres domésticos, cuidados de saúde e descanso.
Este pode ser um dos temas a ser debatido a exaustão, amanhã, durante a “Tribuna Livre” que a CONTRATUH realiza, via Internet, com a participação livre de todos os filiados da Confederação e das Federações e Sindicatos ligados a ela.
………