Filiado a:

Escola do Trabalhador tem 5,5 milhões de vagas para qualificação digital

O mundo do trabalho está cada vez mais tecnológico e exigindo conhecimentos sólidos na área.  Em sintonia com essas necessidades, o Ministério do Trabalho e Emprego coordena a Escola do Trabalhador 4.0, que oferece cursos de qualificação profissional online e gratuitos na área digital em parceria com a Microsoft.

A escola disponibiliza 5,5 milhões vagas, que estão divididos em sete trilhas de conhecimento, que vão desde o nível básico, que ensina a usar o Word e Excel, até o nível avançado em Tecnologia da Informação, que capacita para o desenvolvimento e programação de softwares. Além da parte de qualificação, há trilhas que orientam de forma prática para demandas mais abrangentes do mundo do trabalho, como, por exemplo, a lidar com o dinheiro e como conquistar uma vaga de emprego.

O curso de “Educação Financeira usando o Excel” traz dicas para tomada de decisões conscientes, para avaliar o melhor momento de se fazer investimentos ou expandir os negócios. Já o curso de “Como Conseguir um Novo Emprego” orienta como se deve organizar um currículo de forma criativa, se portar em uma entrevista para valorizar seus conhecimentos e talentos, além de ensinar a acessar plataformas com ofertas de trabalho.

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa em busca de qualificação profissional pode se inscrever na Escola do Trabalhador 4.0. Os cursos são direcionados para o mundo do trabalho com o objetivo de beneficiar trabalhadores e trabalhadoras para conquistarem o primeiro emprego, para empreenderem, progredirem na carreira ou mudar de área profissional.

Para fazer os cursos, não há pré-requisitos de escolaridade, embora seja recomendável que, para algumas áreas profissionais, se tenha conhecimentos básicos em informática para um melhor aproveitamento das aulas. Cada trilha iniciada conta com uma ordem de aulas que deve ser cumprida sequencialmente. Após cada conclusão, o aluno passa por uma prova online para aferir o que foi aprendido, sendo necessário ter no mínimo 50% de acertos para receber a certificação da Microsoft.

As aulas podem ser assistidas no tempo do aluno, em qualquer lugar que tenha sinal de internet disponível, basta ter um computador ou um smartphone. Além do material de apoio e professores para tirarem dúvidas, durante o curso é disponibilizado gratuitamente o pacote Microsoft 365 para que o aluno possa fazer as tarefas de aula e treinar o que aprendeu.

Para acessar a escola, clique no link e faça a sua inscrição: https://ead.escoladotrabalhador40.com.br/.  Antes de escolher um dos cursos, você pode fazer um teste online rápido que orienta por qual trilha deve começar, conforme os seus objetivos profissionais e conhecimentos digitais.

Caminho Digital

A Escola do Trabalhador 4.0 faz parte do Programa Caminho Digital, uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego cujo objetivo é oferecer a trabalhadores e trabalhadoras qualificação profissional, com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional, voltadas para a Economia 4.0.

Os cursos estão divididos em cinco etapas de qualificação: Letramento Digital (conceitos iniciais relacionados aos primeiros passos para uma carreira digital), Produtividade (habilidades básicas para explorar os programas do Office 365), Introdução à Programação (conceitos iniciais relacionados à linguagem de programação), Profissionalizante (indicada para jovens e adultos que desejam seguir a carreira no mercado de tecnologia) e Avançados em TI (para melhoria do desempenho individual contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais).

Confira os cursos disponíveis e gratuitos na Escola do Trabalhador 4.0:

Letramento Digital
Produtividade Pessoal
Introdução à Programação
Produtividade Colaborativa
Administrador de TI em Azure
Desenvolvedor e programador de software
Profissional de Inteligência Artificial
Analista de Dados
Analista de Segurança de Dados
Engenheiro de Dados
Cientista de Dados
Dynamics 365: Fundamentos de CRM (Certificação MB-910)
Dynamics 365: Fundamentos de ERP (Certificação MB-920)
Dynamics 365: Consultor funcional do Módulo de Vendas (Certificações PL-200 e MB-210)
Dynamics 365: Consultor funcional do Módulo de Atendimento à Cliente (Certificações PL-200 e MB-230)
Dynamics 365: Consultor funcional do Módulo de Cadeia de Suprimentos (Certificações MB-300 e MB-330)
Dynamics 365: Desenvolvedor de aplicativos de ERP Microsoft (Certificações MB-300 e MB-500)
Dynamics 365: Crie aplicativos do ERP Microsoft
Dynamics 365: Configure e trabalhe com análises e relatórios em aplicativos do ERP Microsoft
Dynamics 365: Configure e use manufatura otimizada no módulo de Cadeia de Suprimentos
Dynamics 365: Configure e trabalhe com Gerenciamento de Depósito e Estoque
Educação Financeira Usando o Excel
Como conseguir um novo emprego
Conceitos básicos de IA do Microsoft Azure: O que é a IA generativa
Fluência.

Fonte: Ascom TEM

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.