O Comitê de Política Monetária (Copom) acena que vai reduzir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75%, em sua próxima reunião, em agosto. Em ata divulgada terça-feira (27), o colegiado composto pelo presidente e por diretores do Banco Central, avalia que a continuidade da queda da inflação “com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.
Alvo de críticas do governo, do Congresso e de setores empresariais pela forma com que tem conduzido a política de juros no país, o comitê se defende e ressalta que eventuais mudanças serão gradativas. Segundo o comitê, cortes de juros “exigem confiança” na trajetória de queda da inflação, e reduções “prematuras” da taxa básica de juros podem gerar “reacelerações do processo inflacionário”.
“O Copom conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas e avalia que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, diz a ata referente às reuniões realizadas pelo colegiado na semana passada. “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”, ressalta.
Fonte: Congresso em Foto e foto Vinícius Schmidt
………