Filiado a:

Centrais protelam para 5 de setembro decisão sobre contribuição negocial

Ficou para o dia 5 de setembro, na sede da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos, em SP um novo encontro para tentar concluir a negociação para a criação da contribuição negocial, o novo recurso para dar sustentação aos sindicatos brasileiros, desde a Reforma Trabalhista que aniquilou o setor no Brasil.

Na reunião desta terça-feira, dia 22, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Brasília não houve acordo.

  • as matérias que integram a pauta do GT [em referência ao grupo de trabalho composto por centrais sindicais e empresários] ainda estão em discussão pelas bancadas dos trabalhadores e dos empregadores;
  • as bancadas permanecerão trabalhando no sentido de elaborar uma proposta conjunta de valorização da negociação coletiva, do aprimoramento do diálogo social, e do fortalecimento do sistema sindical.

Pelo que ficou acordado também não será discutido o retorno do imposto sindical, como circularam notícias nos últimos dias.

Há um trabalho desde fevereiro último pra se criar um documento que atualize o sistema sindical brasileiro. Os objetivos são: negociação coletiva valorizada e fortalecida; direito de negociação coletiva para servidores públicos; sindicatos representativos; representação sindical ampliada; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e o financiamento; participação de todos no processo de transição; unidade fortalecida; e autonomia para regular e operar o sistema de relações do trabalho.

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.