Filiado a:

Centrais preparam estudo sobre sustentabilidade e transformação

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), junto com outras centrais sindicais e o DIEESE, lançou a Jornada Nacional de Debates sobre Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa, visando a COP 30. O evento, que ocorre até o final de abril em 17 escritórios do DIEESE, busca elaborar propostas para o Governo Federal sobre sustentabilidade e transformação econômica equitativa.

O dirigente sindical Nailton Francisco de Souza ressaltou que a transição energética sustentável é essencial para a valorização dos trabalhadores e defendeu a formulação de planos integrados entre governo, empresas e sociedade civil, garantindo políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Ele também criticou setores políticos que, segundo ele, priorizam pautas irrelevantes, em vez de focar na melhoria das condições de trabalho.

A “transição justa” é definida como um processo de transformação rumo a uma economia de baixo carbono sem desconsiderar impactos sociais, bandeira do movimento sindical desde os anos 1980. A coordenadora técnica do DIEESE, Adriana Marcolino, reforçou que práticas sustentáveis devem ser incorporadas nas Convenções Coletivas de Trabalho.

O documento resultante do evento será entregue às principais autoridades do país, incluindo o presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros do STF e do TST.

Com informações da Ascom NCST e SMTTRUSP

……..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.