Um dos temas mais comentados do 58º que aconteceu hoje (6) em Brasília, foi a questão dos custos das passagens aéreas e a necessidade de um maior estímulo para o desenvolvimento do turismo nacional. O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, que é um defensor da questão da redução dos custos de voos nacionais, participou do encontro pela Confederação e tratou do tema em seu discurso.
“Aqui o que se tratou foi especialmente sobre “a falta que há hoje de companhias aéreas, oferecendo uma maior concorrência para que os custos sejam praticados de uma forma que o turismo nacional seja melhor contemplado”.
Depois que Wilson citou, vários participantes do encontro ressaltaram que os custos hoje são altos, exatamente pela pouca concorrência. Mesmo que as representações aleguem a falta de demanda de passageiros para operacionalizar mais empresas, “o que se constata pelo noticiário constante é de que as passagens caras é que desestimulam o maior uso desse tipo de transporte.”
A Associação Brasileira de Aviação, que estava representada no encontro, comprometeu-se a levar o tema para estudo, a fim de apresentar em novos encontros do Conselho Nacional de Turismo um posicionamento mais definitivo de como encaram a situação e qual a possibilidade e interesse de que o turismo nacional seja colocado como tema prioritário.
A maior alegação das empresas, a princípio, é quanto os custos, em dólar, do combustível da aviação, o que de fato encarece a operacionalidade do setor, assim como a tributação federal.
“O mais importante agora é que estamos com o tema em debate e vamos aguardar as informações que virão em virtude dessa discussão”, comemorou Wilson Pereira.