(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

MTE lança o Guia de Ocupações para jovens

Qual é a profissão do futuro? Na qual estarei apto para desenvolver meus conhecimentos? Como começar? Onde ir? Estas são dúvidas comuns entre os jovens ao vislumbrar o futuro mercado de trabalho. Para dirimir algumas dúvidas o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) farão nesta quinta-feira (6), às 9h, o lançamento público do Guia Brasileiro de Ocupações (CBO), que recentemente foi atualizado e recebeu a inclusão de 19 novas ocupações.

O evento Novas Profissões, Novas Possibilidades para o Presente e o Futuro acontecerá no SESI Lab, em Brasília, e terá a participação do secretário-executivo do (MTE), Francisco Macena, e do diretor do escritório da OIT no Brasil, Vinícius Pinheiro.

Para participar do evento, foi convidado um grupo de jovens de uma escola do SESI, que conhecerá o guia e poderá explorar o seu funcionamento em computadores disponíveis no local. O objetivo é fazer um bate-papo entre MTE, OIT com a juventude a respeito do mercado de trabalho e suas possibilidades de futuro.

Guia

O Guia é uma plataforma online que reúne informações das 2.609 ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro. Estão disponíveis informações como habilidades e conhecimentos exigidos para cada profissão, assim como salário médio e movimento de admissão e desligamento de trabalhadores por região.

Qualquer pessoa pode consultar a plataforma, como estudantes na hora de escolher uma profissão ou trabalhadores em geral que queiram dar um novo rumo na carreira. Empregadores e profissionais de RH também podem usá-la para tomadas de decisões, assim como pesquisadores e jornalistas pelos inúmeros dados que reúne. Além das novas inclusões no Guia, foram atualizadas 424 ocupações, para ficarem de acordo com as últimas mudanças tecnológicas do mundo do trabalho.

A plataforma do guia do CBO está disponível aqui.

Fonte: Ascom MTE

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.