Durante o Seminário Viver Mulher a questão da saúde mental será esmiuçada por vários palestrantes, mas algumas dicas ajudam a promover uma saúde mental mais equilibrada e a enfrentar os desafios do dia a dia com mais resiliência e bem-estar. Os especialistas no assunto lembram que buscar a ajuda profissional é sempre uma opção válida e importante quando for o caso.
Mas algumas providências podem contribuir para diminuir o problema:
Mantenha-se alerta: tire um tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, como meditação, ioga, leitura, caminhadas ao ar livre ou qualquer atividade física ou de lazer que lhe seja agradável.
Fixe limites saudáveis: diga não quando necessário, tenha limites saudáveis no trabalho, nos relacionamentos e outras atividades.
Tenha sempre apoio: mantenha relacionamentos positivos e procure conviver com amigos, familiares e grupos ou pessoas que te apoiem, compartilhando preocupações e emoções.
Faça exercícios físicos: A prática regular e a frequência em academia de exercícios físicos ajudam a liberar endorfinas, promovendo sensação de bem-estar e aliviando o estresse.
Alimente-se bem: Tenha uma alimentação equilibrada e nutritiva, escolhendo alimentos que ajudem a manter a saúde mental e física.
Estabeleça rotinas: as rotinas consistentes ajudam a criar estrutura e estabilidade, promovendo um senso de controle e bem-estar
Cuide do estresse: utilize técnicas de controle de estresse, como respiração profunda e práticas de relaxamento.
Durma bem: estabeleça uma boa higiene do sono, durante um tempo adequado de descanso que possibilite a recuperação física e mental
Autoconhecimento: pratique a autorreflexão, conheça suas necessidades e limites, e fique atenta aos sinais de alerta para adequá-los a uma forma saudável
Contrate um profissional: não deixe de procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades frequentes ou se sentir que precisa de maior apoio.
Vá ao médico regularmente: mantenha sua saúde física em dia
…………..