O turismo brasileiro faturou R$ 18,1 bilhões em setembro. Foi o maior valor deste mês, desde 2014. Os números são do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Houve um crescimento de 29,2% comparado com setembro de 2021. No acumulado de 2022, vai para 32,5% e, na soma dos 12 meses encerrados em setembro, avança 29,6%.
O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, considerou positivo este aumento depois de uma fase difícil durante a pandemia. “Tomara que tenhamos um incremento do setor. O trabalhador está precisando recuperar seus ganhos e só com o desenvolvimento do movimento é que isso poderá ocorrer”, lembrando que o setor de turismo e hospitalidade dependem diretamente desse crescimento.
O maior faturamento foi no transporte aéreo. Uma receita de R$ 6,066 bilhões – crescimento de 63,1% ante setembro de 2021. O motivo foi a alta de cerca de 40% do valor das passagens. Depois vêm os serviços de alojamento e alimentação, com faturamento de R$ 4,973 bilhões, equivalente a um aumento de 20 2% na comparação interanual.
Completam a lista os transportes terrestres, com faturamento de R$ 2,965 bilhões (alta de 20% na comparação interanual); atividades culturais, recreativas e esportivas, com ganho de R$ 1,265 bilhão (19,7%); transporte aquaviário, que faturou R$ 48 886 milhões (16,4%); e locação de meios de transporte, agência de turismo, operadoras e outros serviços de turismo, com R$ 2 752 bilhões (7,4%).
A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, afirma que os números devem continuar positivos entre outubro deste ano e fevereiro de 2023, devido à combinação de fatores como a Copa do Mundo, a alta temporada sem restrições à mobilidade e a procura por destinos brasileiros como alternativa às viagens ao exterior.