O brasileiro vai viajar mais nesta temporada de férias. Os dados são da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Cerca de 40% das agências de turismo aumentaram o faturamento, muito superior ao registrado no período pré-pandemia. A retomada no setor vem crescendo em ritmo expressivo. Depois de sofrer, nos dois últimos anos com a pandemia de Covid-19, os brasileiros voltam a planejar viagens a vários destinos.
O Anuário Braztoa 2022, conforme estudo da associação em parceria com a SPRINT Dados, empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo, “depois de tanto tempo dentro de casa, viajar está entre os principais desejos das pessoas. Nosso trabalho como especialistas em viagens é oferecer a melhor alternativa para que a viagem aconteça e caiba no orçamento de cada cidadão. Por isso, o Turismo segue numa evolução contínua, mas cautelosa. Temos muito a alcançar, mas vemos, a cada mês, uma recuperação. Temos uma estimativa de crescimento de 60% do faturamento de 2022 em relação a 2021. Com este crescimento, devemos empatar com o faturamento de 2019, que foi em torno de R$ 15,1bilhões”.
O turismo nacional representou um faturamento de R$ 5,8 bilhões (82,5%), já as vendas de viagens para o exterior, categoria que enfrentou diversas restrições, atingiram a marca de R$ 1,3 bilhão (17,5%).
O volume de passageiros contabilizou 7,4 milhões de embarques, o que corresponde a um aumento de 124,6% em relação a 2020 (3,3 milhões de pessoas), e 14,2%, se comparado a 2019 (6,5 milhões de pessoas).
Desse total, mais de 7,1 milhões (95,8%) foram para destinos dentro do Brasil, o equivalente à cidade de Nova Iorque com 100% de ocupação por 13 dias. Um aumento de 225% em relação ao ano anterior, e 48% a mais que em 2019. Já a porcentagem de pessoas que viajaram para destinos internacionais foi de 4,2%, ou seja, pouco mais de 300 mil brasileiros foram para o exterior em 2021.
Destinos
As cidades de Maceió, Natal e São Paulo lideram o ranking entre os destinos nacionais mais procurados. Na sequência vem Fortaleza, Salvador e Gramado em segundo lugar, e os Lençóis Maranhenses chegando à terceira colocação. Portugal ocupa a primeira posição no ranking internacional, seguido de Orlando e Argentina, que dividem a segunda colocação. E Cancun e Chile aparecem em terceiro lugar no ranking.
Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no segundo trimestre de 2022, 40,4% das compras foram para embarque no mesmo período das vendas, 27,3% para o terceiro trimestre, 21% para os três últimos meses de 2022, e 11,4% vão acontecer em 2023.
Em relação aos embarques internacionais, 31,3% aconteceram no próprio segundo trimestre, 30% ficaram para período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% se realizarão em 2023, o que mostra que as vendas para viagem quase imediata continuam com força, mas que a antecedência começa a recuperar seu espaço, principalmente pela busca de preços mais acessíveis, possibilidade de parcelamento, confiança na credibilidade e entrega das operadoras.
Fonte: Site Trendsce