Numa campanha salarial que tem como slogan “Nosso trabalho mais valorizado”, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Hotelaria e Gastronomia de Gramado – Sintrahg, promoveu a assembleia geral da categoria no último dia, 24/10, quando analisou e aprovou as reivindicações para este ano. Ao final do encontro optou-se pela pedida de um reajuste, nos salários, de 6,5%, o que garante um aumento acima da inflação, e de 10% nas demais cláusulas econômicas.
A renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT, não será necessária, uma vez que em 2023 foram aprovadas por dois anos. Assim só em 2025 é que o assunto voltará para a pauta.
Para o presidente, Rodrigo Callais, a expectativa da categoria é de que o reajuste saia ainda no mês da data-base, novembro. “Há um otimismo na região por conta da retomada do movimento ideal do turismo, com a reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Por outro lado, é importante que a nossa categoria seja valorizada pois o reajuste salarial injeta mais dinheiro na economia local. Ou seja, valorizar quem trabalha na gastronomia e na hotelaria só faz bem a Gramado”, destacou.