Filiado a:

SP lança programa contra assédio em bares, hotéis e eventos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro de Sorocaba e Região – Sinthoressor, Cícero Lourenço Pereira que também é  presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul – Fetrhotel, participou do cerimonial de lançamento do protocolo “Não Se Cale” e da campanha “São Paulo Por Todas”, que pretende reforçar as estratégias de proteção das mulheres em estabelecimentos privados e públicos, padronizando o apoio às vítimas desses crimes.

Também foi anunciado o Espaço Maternidade no Metrô, um projeto piloto que oferece um local confortável e seguro para acolher mulheres que precisam amamentar, trocar fraldas e cuidar dos bebês. O projeto é uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com apoio da Secretaria da Saúde. Os anúncios marcaram o primeiro dia do Agosto Lilás, mês de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Todos atentos

A partir de agora, bares, restaurantes, espaços de eventos, hotéis e estabelecimentos do setor de lazer deverão prestar auxílios previstos no novo protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual.

A solicitação de ajuda poderá ser feita tanto verbalmente quanto por meio de um gesto já utilizado mundialmente para simbolizar essa necessidade e que, agora, passará a ser adotado em São Paulo e divulgado amplamente pelo poder público e entidades empresariais e comerciais.

Diante da solicitação de ajuda ou situação suspeita, os profissionais capacitados deverão acolher a vítima em espaço reservado e seguro – longe do agressor –, oferecer acompanhamento até o carro da pessoa ou veículo por ela acionado para sair do local.

Caso haja necessidade, a polícia ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dependendo da situação, poderão ser acionados, respeitando sempre a decisão da mulher e orientando-a sobre a rede de apoio disponível pelos órgãos públicos.

Capacitar

Para isso, o Governo de São Paulo preparou um curso de capacitação gratuito para cerca de 1,5 milhão de profissionais que atuam nos setores de entretenimento, lazer e gastronomia em todo o estado.

O governo vai oferecer o Selo Estabelecimento Amigo da Mulher e participação no prêmio que leva o mesmo nome. Esses reconhecimentos visam estimular a capacitação e o uso dos materiais de comunicação oficiais da campanha.

O Selo terá três categorias distintas – ouro, prata e bronze – e será concedido semestralmente, com validade anual.

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.