Filiado a:

Seminário nacional sobre estágio, mostra desafios de inclusão social e digital

O Ministério Público do Trabalho (MPT), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) promovem, nos dias 24 e 25 de setembro, o II Seminário Nacional de Estágio – Desafios de Inclusão Social e Digital, em formato híbrido, no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. A transmissão será feita pelos canais TV MPT e TV Unifor no Youtube. As inscrições podem ser feitas no site do seminário. 

O evento é voltado para empresas públicas e privadas, e estudantes e instituições de ensino superior e contará com palestras e painéis sobre temas como estágio na era digital, inteligência artificial, direitos dos estagiários, empregabilidade, inclusão social e fiscalização da legislação.

“Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do Seminário Nacional de Estágio em parceria com a UFC e UNIFOR. A ideia é poder discutir temas pertinentes a essa atividade prática que tanto influencia na formação de milhões de estudantes “, afirma Francisco Gerson Marques de Lima, subprocurador-Geral do Trabalho e Coordenador Nacional de Estágio do MPT.

Com programação diversa e participação de especialistas, o evento pretende ampliar o debate sobre o papel do estágio na formação cidadã, no combate às desigualdades e na inserção dos jovens no mercado de trabalho em um cenário cada vez mais marcado pela transformação digital.

No primeiro dia, além da abertura com a participação de autoridades, o seminário terá palestra da procuradora regional do Trabalho Guadalupe Touros, vice coordenadora nacional de Estágio do MPT.

No dia 25, os debates começam pela manhã com o painel “Estágio na era digital: a Inteligência Artificial e seu uso eficaz e responsável no ambiente de trabalho”, conduzido pelo professor e juiz federal George Marmelstein. Na sequência, será discutido o tema “Direitos dos estagiários e desafios de empregabilidade”, com a participação da auditora fiscal do Trabalho Shakti Prates Borela e da professora da Unifor Carolina Quixadá.

À tarde, o procurador do Trabalho Gustavo Rizzo apresentará o painel sobre fiscalização da legislação de estágio pelo MPT, seguido pela mesa sobre o estágio como política de inclusão social, com a participação de Maria Yasmin Santos da Silva, da Federação Nacional de Estudantes de Direito (Fened).

O seminário será encerrado pelo subprocurador-geral do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima, coordenador nacional de Estágio do MPT, com palestra sobre boas práticas tecnológicas na seleção de estagiários. Logo após, será lançado um chatbot sobre estágio, disponível no hotsite: http://www.mundodoestagio.com.br, desenvolvido em parceria com a UFC e UNIFOR.

Dados – Segundo levantamento da Associação Brasileira de Estágios (Abres), o Brasil conta com 10 milhões de estudantes no ensino médio e técnico, mas apenas 264 mil fazem estágio (2,61%). No ensino superior, dos 9,9 milhões de graduandos, apenas 836 mil estagiam (8,38%). Os dados da entidade mostram que, dos mais de 20 milhões de jovens que podem fazer estágio, apenas 5,4% vivenciam essa experiência. Essa discrepância reforça os desafios de acesso ao estágio, sobretudo em áreas com menor disponibilidade de vagas.

Serviço

II Seminário Nacional de Estágio: Desafios de Inclusão Social e Digital
Organização: Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor)
Data: 24 e 25 de setembro
Local: Auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, com transmissão pelos canais da TV MPT e TV Unifor no Youtube.

Inscrições no site: http://www.mundodoestagio.com.br

 Fonte: Ascom MPT

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.