Indagada pelo presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, durante a 17ª edição do Viver Mulher, no fim da semana passada, a secretária do Ministério da Mulher, Rosane da Silva, que foi uma das palestristas do encontro, defendeu que “quando o governo não pensava no povo, não éramos respeitados no mundo” por isso “tudo tem a ver com a política e temos que ampliar cada vez mais a participação feminina em nossas representações. Posto de Saúde, Asfalto, Saúde, Educação, assuntos de nossa prioridade diária precisam ser resolvidos pela política. E a participação da mulher no processo é fundamental”, disse ela.
Para Rosane da Silva, as próximas eleições municipais já deverão contar com maior contingente de mulheres concorrendo. “E isso precisa ser estimulado nos meios sindicais. Com mais participação da mulher na política, os direitos femininos serão preservados. Só assim teremos o crescimento do debate pelos nossos direitos”, considerou.
Política habitacional
Outra questão bastante defendida por ela é quanto um eficiente combate a situação da população de rua. “O presidente Lula está muito preocupado com a questão da política habitacional brasileira. Precisamos reduzir a população de rua, oferecendo oportunidade para que todos tenham, o mais rápido possível, o amparo do governo no programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Quando aos benefícios fiscais para os vulneráveis, garantiu que se trata de uma questão Constitucional. “Temos que seguir o que diz a Constituição e neste caso teremos que contar com a aquiescência do Congresso Nacional. Nos vários debates já realizados dentro do Governo e Ministério do Trabalho, chegou-se à conclusão que não há como incluir o benefício fiscal sem a participação do Legislativo.”
Rosane da Silva participou por mais de uma hora, inicialmente palestrando sobre o tema “As políticas públicas para a mulher” e depois passou por uma sabatina de perguntas dos participantes do encontro pelo Youtube, clareando dúvidas de todo o Brasil.
“Foi um momento muito positivo para todas as nossas filiadas”, opinou o presidente da Contratuh, Wilson Pereira, que participou ao vivo da palestra e até fez alguns questionamentos. “É importantíssimo que cada vez mais a mulher seja valorizada dentro do contexto sindical. Temos redobrados esforços para que possamos atender um segmento de trabalhadoras que cresce vertiginosamente, especialmente porque a nossa categoria requer a competência e a sensibilidade feminina em várias atividades, igualando e até superando a representação masculina em muitos trabalhos.”, concluiu.
…………