Mais um ano acabando e as férias chegando. É a hora de relaxar e sair viajando pelo país ou exterior. Porém é preciso muitas precauções, como reservar passagens e pousos, revisar o carro e arrumar as malas. Mas pouca gente se lembra de conferir as vacinações obrigatórias para determinados destinos.
Rosane Argenta, CEO da Saúde Livre Vacinas, a maior rede de clínicas de vacinação do país, listou os imunizantes exigidos para os principais roteiros procurados pelos brasileiros. Aqui estão:
Febre Amarela: são mais de 100 países que fazem a exigência para essa vacina. Entre os quais, África do Sul, Austrália, Bahamas, China, Costa Rica, Egito, Fiji, Filipinas, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, México, Tailândia, Curaçao, Catar e Zimbábue. É preciso também o Certificado Internacional de Vacinação conferido antes do embarque. O documento é obtido através do site da Anvisa, informando quais vacinas você tomou.
Sarampo: Embora essa vacina faça parte do calendário nacional de imunização, vale lembrar que ela é exigida para entrada na Turquia e Irlanda, e muito recomendada para viagens nacionais e na América do Sul.
Covid 19: O Brasil é um dos países que fazem a exigência dessa imunização, então vale lembrar, que para retornar ao país a vacinação precisa estar em dia. Além do Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Estados Unidos também determinam a imunização.
Poliomielite: Apesar de não serem destinos muito procurados pelos brasileiros, vale listar a exigência na Índia, Paquistão e Somália.
Meningite: É muito importante pois a meningite é uma doença grave e facilmente transmitida por gotículas e meios simples de contato. Recomenda-se atenção especial para essas vacinas, visto que os casos de meningite têm aumentado em várias regiões no Brasil. No sistema privado de vacinação há vacinas contra 5 sorotipos mais perigosos de meningites. Embora não sejam destinos tão procurados pelos brasileiros, essa vacinação é exigida para a entrada na Arábia Saudita e Líbia.
Influenza: Vacina altamente recomendada tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Deve ser feita todos os anos.
Então, se vai viajar, é importantíssimo ficar atento para evitar contratempos.
Com informações do Bem Paraná e foto de Beatriz Boblitz