Filiado a:

Sabino fala em investir no turismo interno e bater recordes de renda

O presidente Lula da Silva empossou hoje, oficialmente, em Brasília, o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo. Ele substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).

Sabino discursou no Palácio do Planalto prometendo fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida do povo. Pretende, na sua gestão, atingir dois dígitos na contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto), hoje em 7,8%, e atrair mais turistas estrangeiros ao país, além de desenvolver programas que estimulem o crescimento do turismo interno.

“O ministério buscará aliar turismo, cidadania e desenvolvimento. Nossas diretrizes buscarão um turismo que estimule a educação, a saúde, o emprego e renda, mas também as parcerias público-privadas e seu potencial de geração de riqueza. Afinal, turismo não é só a praia ou a floresta. É também a ponte, o teto, o asfalto, a internet”, disse Sabino, destacando a integração do turismo com outros setores.

Anunciou também que o Conselho Nacional de Turismo foi reformulado e será ampliado. Os 93 conselheiros também tomaram posse e já começam a trabalhar no próximo dia 19 quando acontece a primeira reunião, já preparando o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

O novo ministro falou de maior entrosamento com as companhias aéreas, os investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação da mão de obra e a melhoria da segurança turística. O governo quer ainda incrementar o fluxo turístico interno com a redução dos preços das passagens aéreas e hospedagem.

“Além do turismo tradicional, que continuará tendo toda a atenção, nossa meta é investir em programas para o desenvolvimento e a criação de novos polos turísticos, a descentralização de recursos e o incentivo a modalidades como o turismo religioso, o etnoturismo, o volunturismo, o turismo de base comunitária, o ecoturismo sustentável”, frisou.

Turismo interno

Para gerar mais empregos no setor disse, em seu discurso, que quer dar oportunidade para o brasileiro conhecer mais o Brasil. “Lançaremos o “Conheça o Brasil”, um programa de estímulo a viagens por meio de parcerias com a iniciativa privada, com descontos para pessoas de melhor idade e trabalhadores de baixa renda. Passagens aéreas e hospedagem a preços bem acessíveis.”

Lançamos o “MTur itinerante”, indo a todas as regiões do País com potencial turístico para oferecer recursos do Fundo Geral de Turismo, com as menores taxas do mercado para ajudar pequenas e médias empresas, na construção, reformas ou até mesmo capital de giro. Somam-se a isso ações como “Meu emprego no turismo”, “Revive Brasil” e “Embarque nesse”.

Contratuh

Entre os convidados especiais para a solenidade, o presidente da Contratuh, Wilson Pereira, viu com simpatia os programas anunciados pelo novo ministro e disse que “espero que o Conselho Nacional do Turismo reforce ainda mais os projetos que vimos debatendo há longos anos e que visam principalmente o turismo interno e qualificação da mão de obra para o setor, gerando emprego e renda. Tomara que o ministro tenha fôlego para alcançar tudo o que anunciou no seu discurso”, ressaltou.

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.