Nesta terça-feira, 30/7, as centrais sindicais, representadas pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Força Sindical, CUT, CTB, UGT, CSB, Intersindical e Pública participarão ato público, protestando contra a alta de juros. A manifestação será defronte da sede do Banco Central, em São Paulo. E se estenderá por todos os estados da federação hoje funcionam as sedes regionais do BC.
São inaceitáveis as taxas abusivas de juros praticadas pelo Banco Central, que boicota e emperra o crescimento do país e prejudica, principalmente, a classe trabalhadora, define o Movimento Sindical.
Para o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, o apoio a esta mobilização social para conter os juros é muito importante. Ele defende que “é preciso que sociedade, a classe trabalhadora mais prejudicada, esteja junto com a gente nesta luta. O Brasil não pode parar”.
Taxas de juros
Esta manobra é o real “preço” do dinheiro” Significa o quanto o sistema bancário paga de prêmio para quem poupa. E se há poupadores há também investidores. E crédito criado, poderá ser multiplicado em cima poupança de alguém.
E tem mais: a taxa de juros regula a “liquidez” do sistema financeiro. É quanto tem de dinheiro na economia. Se a taxa de juros baixa, mais pessoas conseguem dinheiro emprestado, ampliando a liquidez do sistema. Se a taxa está elevada, os bancos “sentam em cima do dinheiro”.
População sofre
O valor dos juros define o comportamento do crédito, deixando-o mais barato (em períodos de taxas baixas) ou mais caro (em períodos de taxas altas). O custo do crédito é um dos principais fatores que interferem na decisão de investimento dos empresários. Se a taxa de retorno do investimento for menor que a taxa de juros, o empresário investe em títulos públicos, e não em produção. Se ele não produz ou não amplia seus investimentos, ele não gera empregos, nem arrecadação tributária nem oferta de bens necessários. Desta forma o emprego e o desemprego têm relação estreita com o nível da taxa de juros.
Ato das Centrais Sindicais contra os juros altos
Data: 30 de julho
Horário: a partir das 10h
Local: em frente à Sede do Banco Central em SP
Endereço: Av. Paulista, 1804, São Paulo/SP e nos demais estados onde há sede do BC.
…………